Diretora do do sindicato acompanhou prestação de contas 2025 e apresentação da proposta orçamentária 2026 e destacou a importância da transparência no uso dos recursos
Na manhã da última quinta-feira, 21, a Diretora do SINDJU Walderez Matos participou de reunião do Comitê Orçamentário de Segundo Grau com representantes da Secretaria de Planejamento, Coordenação e Finanças (SEFIN) do TJPA, visando detalhar a execução orçamentária de 2025 e os principais pontos da Proposta Orçamentária Anual (PLOA) para 2026.
O titular da SEFIN, Miguel Santos, apresentou o detalhamento da destinação de aproximadamente 113 milhões de reais em 2025, distribuídos entre despesas com pessoal e encargos sociais, investimentos e outras despesas correntes. Entre os investimentos, foram elencados a aquisição de equipamentos de Tecnologia da Informação, mobiliário e a aplicação de recursos em obras de infraestrutura.

O Comitê registrou avanços na implementação de propostas aprovadas em encontros anteriores, como a disponibilização de ferramentas de inteligência artificial, a implantação do Grupo de Assessoramento do 2º Grau (GAS) e a reativação do setor de autuação ou a criação de uma Central de Triagem para Recursos Cíveis e Criminais.
Para a representante do SINDJU, a participação no colegiado é fundamental para assegurar que as necessidades da categoria sejam consideradas no planejamento financeiro da instituição. Walderez Matos ressaltou que “acompanhar de perto a elaboração e a execução orçamentária é um mecanismo essencial de transparência e garante que as prioridades para o funcionamento adequado da Justiça, incluindo as condições de trabalho, sejam efetivamente contempladas”.

A presença do SINDJU em fóruns como o Comitê Orçamentário reforça o compromisso da entidade em representar os interesses dos servidores e servidoras perante a administração do Tribunal, assegurando que a voz da categoria seja ouvida nos processos que definem o futuro da instituição. Juntos somos gigantes.