Evento marca o fim de um ano de luta e reforça a união da categoria
Mais de 150 filiados, filiadas e suas famílias se reuniram na Chácara Cristina, em Ananindeua, na última segunda-feira, 8, para a festa de confraternização do sindicato. O evento reuniu famílias e colegas de trabalho de diversos municípios, e marcou o fim de um ano de muitas lutas e algumas vitórias importantes para a categoria. Veja aqui os registros desse dia.
Após o almoço, as diretoras Danyelle Martins e Alessandra Rodrigues iniciaram as falas de boas-vindas. A presidente do SINDJU foi a primeira a falar, destacando o valor do corpo funcional para a Justiça e a falta de reconhecimento por parte da administração do Tribunal. Ela enfatizou a importância dos servidores na manutenção da qualidade do serviço: “Nós somos muito importantes. Tanto é que mantivemos o selo de qualidade do CNJ. Nesse ano, pela segunda vez, estamos conquistando o selo ouro para o tribunal.”
Danyelle lamentou a ausência de diálogo com a atual gestão, mas garantiu que o SINDJU tem atuado fortemente em defesa da categoria. “Infelizmente, a gente não tem sentido, do Tribunal, o reconhecimento por esse empenho, por essa dedicação que cada um de nós, servidores e servidoras do tribunal de justiça, entregamos para a administração. Mas eu quero dizer para vocês que o SINDJU, esse sim reconhece o esforço, o trabalho que vocês têm feito todos os dias,” declarou.
A presidente listou as conquistas obtidas pela entidade em 2025, fruto de “muita luta, de muita persistência, de muito empenho e de muita união de todos nós.” Entre as vitórias, ela citou a ampliação do pagamento do PDI para mulheres em licença-maternidade e a extensão da gratificação para servidores em comarcas de difícil provimento, um direito que inicialmente era restrito a magistrados.
Como um dos êxitos mais significativos, a presidente também mencionou a condenação por assédio moral do juiz Juliano Dantas em Ourilândia do Norte. “Foi uma das maiores conquistas, porque vocês sabem das dificuldades que nós enfrentamos”, pontuou, destacando o papel do SINDJU em dar visibilidade ao caso e buscar a punição. A dirigente abordou ainda o fortalecimento dos coletivos dentro do sindicato, como o Coletivo de Mulheres e o Coletivo de Negros, que ampliam a participação social da entidade.
Ao final de sua fala, a Presidente fez um apelo para o engajamento na luta contra a violência contra a mulher, reforçando a necessidade da participação masculina na causa. “É preciso que vocês, homens, estejam com a gente lutando para acabar com a violência contra a mulher. Os homens precisam discutir isso também”, enfatizou. “Em 2026 a gente tem que ir para cima, com tudo e nós contamos com vocês”, concluiu, desejando um feliz fim de ano aos presentes.
Representando a Masterclin, parceira do SINDJU, Jorge Moraes, prestigiou a festa e contribuiu com brindes para o sorteio. A condução da distribuição de prêmios ficou a cargo de Alessandra Rodrigues, vice-presidente do SINDJU. Entre os filiados contemplados nos sorteios, quatro ganharam Bolsas Parciais Aslan (Camila Costa, Sheila Fogaça, Shirley Matos e João Fernando), quatro receberam Vouchers de Gasolina (Gisele Santos, Antônio Cristo, Aline Almeida e Leiliana), e três filiados foram premiados com kits compostos por óculos de sol e garrafa térmica (Cristiane Costa e Tatiana Athaíde).
O auxiliar do 2º Juizado da Fazenda Pública, Almir Costa, presente pela primeira vez, comentou sobre a relevância do encontro. “É importante estar junto com os colegas, não tinha vindo ainda, é a primeira vez e eu gostei bastante. Acho muito legal essa interatividade de ouvir todo mundo do sindicato, com os associados, servidores, e isso motivou,” declarou Costa. Ele complementou que o convívio “acaba fortalecendo mais a categoria, porque a gente acaba conhecendo colegas que a gente não tem o conhecimento no dia a dia.”
Alessandra Rodrigues, que também integrou a comissão de organização da festa, destacou a importância do momento de descanso antes dos desafios futuros. “A gente passa o ano todo lutando muito, né? A gente vive uma situação muito complicada aqui no Tribunal de Justiça, uma gestão complicada, enfim, então a gente luta o ano inteiro e a gente merece muito esse momento agora no final. É pra terminar o ano, terminar nossas ações do ano, comemorando, estreitando laços, ganhando aquele fôlego, aquela força pra 2026 a gente ir pra luta, que a gente sabe que vai precisar ir,” afirmou.
A celebração contou com as apresentações musicais do DJ Rossy de Boa e da banda de Dany Black, que animaram a pista de dança. Um bar de drinks foi montado no local, oferecendo diversas opções aos convidados.
O SINDJU, ao promover a confraternização anual, cumpre seu papel de representar e lutar pelos direitos da categoria, ao mesmo tempo em que oferece momentos de união e reconhecimento do esforço dos filiados, fortalecendo a coesão necessária para os próximos desafios. Juntos somos gigantes.





























