SINDJU bota o bloco na rua: primeira edição do Processo de Folia ganha as ruas da cidade velha em parceria com o tradicional Xibé da Galera

Iniciativa busca promover integração entre servidores do judiciário em Belém

O SINDJU realizou, no último dia 31 de janeiro, sábado, a estreia do Bloco Processo de Folia pelas ruas do bairro da Cidade Velha. A folia teve uma parceira de peso – o Xibé da Galera, bloco tradicional do pré-carnaval de Belém fundado em 2006. O evento reuniu servidores e familiares e encerrou seu cortejo no espaço Biruta, próximo à Praça do Carmo.

Mateus Mota, Diretor do SINDJU, explica que a parceria foi o caminho para concretizar um desejo antigo da entidade. “Entendemos que o lançamento ideal seria em conjunto com um bloco popular do entorno da nossa sede, que valoriza a cultura local. O SINDJU foi um dos patrocinadores e garantimos acesso ao cortejo e ao camarote. Foi ótimo, pois aproveitamos uma estrutura pronta e teve ótima aceitação dos associados, que usaram abadás personalizados feitos especialmente para a estreia do bloco. Para a diretoria, o Processo de Folia veio para ficar e fortalecer a união da nossa categoria”, afirmou.

A analista Narayan Ferreira, que participou da programação na estreia do bloco, relatou sua experiência no evento: “gostei da organização, da união e do respeito entre os envolvidos. Sempre existe um temor com blocos de rua, mas essa preocupação caiu por terra ao ver a integração do grupo. Fui com minha mãe e meu estagiário e todos aprovamos a experiência”, declarou.

Os blocos carnavalescos de rua na capital ocupam o centro histórico e reafirmam o uso do espaço público pela população, eles preservam ritmos locais e mantêm o carnaval de rua como uma manifestação democrática da cultura de Belém. A presença dessas entidades nos bairros tradicionais fortalece o sentimento de pertencimento dos moradores e visitantes com a história da cidade.

O SINDJU reafirma seu papel como representante da categoria, atuando na defesa dos direitos dos servidores e na promoção de espaços de convivência e união para fortalecer a identidade da classe. Juntos somos gigantes.

Veja Também